Itu e a Bioeconomia.
Confirme abaixo sua presença na dinâmica de execução do Plano Municipal de Bioeconomia.
Saiba mais sobre o plano de Bioeconomia de Itu
Vivemos uma nova era.
Os impactos que a pandemia provocou no nosso modo de vida só serão completamente avaliados em alguns anos, mas várias mudanças são perceptíveis desde já.
Uma delas é que as pessoas evoluíram de forma muito acentuada a percepção da importância da sua relação com o meio ambiente e com o trabalho.
Só temos um planeta e é nele que vivemos, comemos, trabalhamos, construimos nossas relação familiares, afetivas e portanto, ter atitudes responsáveis e sustentáveis com ele é uma necessidade da qual depende o nosso futuro.
Como consequência imediata dessa percepção, cada um de nós como ser humano, assim como as instituições, governos e empresas, passam a demandar uma nova atitude.
Empresas e governos hoje são avaliados por seus pensamentos e atitudes em relação a sustentabilidade e ao meio ambiente, assim como cada um de nós.
Impulsionada por esse pensamento, há 7 anos a cidade de Itu entrou definitivamente na rota do pensamento e das ações sustentáveis da bioeconomia através de algumas importantes iniciativas.
Considerando a Bioeconomia como um ecossistema que contribui para a sustentabilidade do planeta e consequentemente para o município, gerando bem-estar, negócios e empregabilidade, Itu investe em uma plataforma de trabalho em parceira com entidades, empresas e empresários, representantes da sociedade civil e prefeitura.
O estudo
da Green Rio
No ano de 2022 a Prefeitura de Itu estabeleceu, uma parceria com a Green Rio e a UFRJ, para produção de um relatório de avaliação das potencialidades de Bioeconomia no Município.
Esse estudo, produzido por especialistas e professores da UFRJ, apontou diversas oportunidades de exploração econômica sustentável e iniciativas necessárias para colocar Itu definitivamente no cenário de cidades sustentáveis (indicadores?)
O Plano Municipal de Bioeconomia
A partir dos apontamentos deste estudo, a Secretaria Municipal do Meio ambiente e Rec. Hídricos elaborou uma estrutura de trabalho para encaminhar a viabilidade da criação de um Programa Municipal de Bioeconomia, com diretrizes baseadas em oportunidades e ações nos pilares de resíduos, conservação, empreendedorismo e comunicação.
Esse trabalho resultará no plano-base para implementação de um Programa Municipal de Bioeconomia que vai colocar Itu, suas empresas e moradores na vanguarda das ações positivas e na direção de uma cidade cuja prosperidade é baseada em princípios fundamentais de negócios com sustentabilidade e iniciativas em prol do bem-estar de toda comunidade.